Com a chegada de 2020, o CTE sobe o pano para receber atores, músicos e bailarinos

terça, 17 de dezembro, 2019

CTE respira música

2020 chega até nós com sabor a Natal. Numa época em que a música nos aproxima o pensar e o sentir, a Banda Bingre Canelense apresenta um concerto para dar voz a um Feliz Ano Novo, no dia 4 de janeiro. No dia seguinte despeça-se da época natalícia cantando as janeiras no “Encontro de Trupes de Reis” com os grupos locais e as crianças das Atividades de Enriquecimento Curricular. 

O primeiro café-concerto de 2020, no âmbito do “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo”, chega a Estarreja com os Palankalama (11 de janeiro). Ricardo Silva, um outro novo talento traz, a 15 de fevereiro, o concerto “Contado à Guitarra”.

E é com a voz poderosa de Carminho, dia 18 de janeiro, que abrimos o ciclo de Concertos Íntimos 2020. Para mostrarem também as suas versões mais intimistas e próximas do público recebemos a 21 de março, Márcia, “a artesã de canções” e, em maio, dia 16, a cantora-compositora Aline Frazão. 

Mas durante este trimestre, há ainda muita música e diferentes sonoridades para aplaudir. No dia 17 de janeiro, o vocalista da banda pop rock “Hey Roseta!”, Tim Baker, que estará acompanhado pela cantautora de origem portuguesa Nico Paulo, apresenta o seu projeto a solo “Forever Overhead”.  Numa data tão importante para os estarrejenses, a Elevação de Estarreja a Cidade, a autarquia aposta na valorização dos nossos agentes culturais e convida a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do Maestro Cláudio Ferreira, tendo como solistas Gabriel e Ricardo Antão, todos talentos estarrejenses, para um concerto comemorativo marcado para dia 26 de janeiro. A digressão de despedida dos Dead Combo tem paragem obrigatória na cidade a 7 de fevereiro. Autora do sucesso “Antes Dela Dizer que Sim”, a jovem compositora e cantora Bárbara Tinoco promete surpreender com um concerto agendado para 28 de março.

O palco do CTE acolhe todas as artes

Do drama à comédia, nos próximos meses há várias peças de teatro a não perder. Os atores João Didelet, Andreia Dinis, Gonçalo Diniz, Melânia Gomes, Núria Madruga e Sofia Baessa pisam o palco, no dia 25 de janeiro, para apresentar “Ding Dong”. “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo” com Pedro Lamares e Lúcia Moniz, é um espetáculo que celebra a amizade entre Sophia de Mello Breyner Andersen e Jorge de Sena para assistir no dia 8 de fevereiro. Uma produção da Fundação José Saramago, “O Jogo”, criada a partir da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, entra em cena no dia 28 de fevereiro. A 14 de março, “O Amante” vem falar sobre um casal, protagonizado por Custódia Gallego e Virgílio Castelo, que para quebrar a monotonia do casamento, decide construir uma fantasia de infidelidade. “O Comboio das Estações” convida todos os bebés a aventurarem-se numa viagem, agendada para 19 de janeiro, com passagem obrigatória nas quatro estações do ano.

A dança estará representada, no dia 1 de fevereiro, pela Companhia de Dança de Almada, com o espetáculo “Inverno” baseado nos costumes de inverno transmontados. E ainda, a 7 de março, “Reviravoltas”, uma abordagem livre às formas de danças tradicionais portuguesas, pelo Grupo Nossas Danças.

O novo cartaz da Sétima Arte

No Cinema, as ofertas são múltiplas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes de culto, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de estrear.

Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da nova Agenda Municipal de Estarreja.

Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de bons espetáculos!