sáb 24 abr 22H00

TEATRO
| 5€ | 3€ C/APRESENTAÇÃO BILHETE MAGIC OF THE DANCE

OLÁ E ADEUSINHO

ENCENAÇÃO DE BEATRIZ BATARDA
100CENAS - MOSTRA DE ARTES PERFORMATIVAS
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

Autoria: Athol Fugard
Tradução: Jaime Salazar Sampaio
Encenação: Beatriz Batarda
Cenário e Figurinos: Cristina Reis
Design de Luz: José Nuno Lima
Sonoplastia: Sérgio Milhano
Oralidade: Teresa Lima
Interpretação: Catarina Lacerda e Dinarte Branco
Co-Produção: Teatro da Cornucópia e Culturproject
Apoios: MC/DGArtes, Fundação Calouste Gulbenkian

 

Beatriz Batarda, actriz premiada, tida por muitos como a melhor da sua geração, enfrenta aquele que é provavelmente o maior desafio da sua carreira, a estreia como encenadora.

Beatriz Batarda encena o texto Olá e Adeusinho, de Athol Fugard, o autor sul-africano mais reconhecido em todo o mundo. Nasceu em 1932 e com The Blood Knot de 1961, que escreveu e dirigiu com um elenco de brancos e negros, cria uma nova fricção na história do Apartheid. A sua persistência e tenacidade haveriam de o tornar um símbolo da resistência artística em todo o mundo.

A peça fala-nos de dois irmãos que adiaram a responsabilidade de serem adultos, ao ponto de perderem a razão da sua existência. Agora, confrontados com a morte do pai, descobrem que não sabem viver com o outro, com o mundo, nem conseguem construir um futuro.
As suas personagens são construídas através de um jogo entre o discurso consciente e o discurso inconsciente, como se se tratasse de um puzzle psicológico e emocional complexo, que se revela perante as situações dramáticas. Quase tudo o que acontece, acontece através do discurso e do pensamento. Talvez seja esta a razão que torna as suas personagens tridimensionais e actuais.

Este é um espectáculo duro e frontal, mas também redentor e comovente.