ORQUESTRA DE CAVAQUINHOS LIBERDADE F.C. TUNA D´OS VOLUNT. S. J. MADEIRA

SÁB 29 NOV 21H30

MÚSICA | 1.ª PLATEIA 7,5€ | 2.ª PLATEIA E BALCÃO 5€
ESPECTÁCULO DE BENEFICÊNCIA ORGANIZADO PELA FUNDAÇÃO CÓNEGO FILIPE DE FIGUEIREDO COM VISTA À ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO SOCIAL N.ª SR.ª DO AMPARO | 90MIN [C/ INTERVALO] | M/3
COMEMORAÇÃO DO 5.º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DO CÓNEGO FILIPE DE FIGUEIREDO

A comemoração do 5.º Aniversário do Falecimento do Cónego Filipe de Figueiredo, conta na primeira parte com a Orquestra de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube que encantará todos os presentes com as suas belas canções e melodias.

Na segunda parte do espectáculo sobe ao palco a Tuna D´Os Voluntários de São João da Madeira, nome aliás curioso pois refere o seu carácter de “não profissional”, mas sim de voluntariado, destinado pois, a servir a comunidade.
O repertório da Tuna é constituído por mais de 100 temas, representativos duma vasta multiplicidade de géneros musicais (desde a musica popular à música clássica), que poder-se-á intitular, músicas de sempre. Parte destes temas são da autoria de antigos e actuais Tunantes como Dr. Ramiro Salgado, Maestro João Barbosa, entre outros. Alguns temas extravasaram a própria Tuna e tornaram-se autênticos Hinos como “Ovar”. Outros projectaram não só a Tuna mas os seus autores e é com frequência que se podem apreciar, interpretados por outros agrupamentos.

 

BREVE HISTÓRIA DA TUNA

A Tuna dos Voluntários de S.J.da Madeira nasceu a 29 de Junho de 1979, produto duma ideia do Dr.Ramiro Salgado que, juntamente com um pequeno grupo de sanjoanenses amantes da música, se juntaram e deram corpo a essa ideia. Começaram a fazer os primeiros ensaios nas instalações do velho hospital, à data devoluto, e logo ali elaboraram os Estatutos da nova Agremiação e nessas instalações formaram a primeira Sede. O grupo de entusiastas foi crescendo e logo surgiu o elemento-chave para reger esse grupo, ou seja, o Maestro, na pessoa do Snr.João Barbosa.A pequena Tuna estava formada e era preciso mostrá-la ao público, como que para fazer o primeiro exame. E curiosamente o primeiro Espectáculo foi realizado no Cine Teatro Santa Maria na vizinha Arrifana, tendo agradado sem reservas ao numeroso público que acorreu curioso de ver o novo agrupamento musical que nascia com o nome de Tuna dos Voluntários de S.J.da Madeira, nome aliás curioso pois referia o seu carácter de “não profissional”, mas sim de voluntariado, destinado pois, a servir a comunidade. Após este primeiro êxito, que incitou a continuar, surgiu o “slogan” poético que passou a ser referido no principio dos concertos.: -Somos Voluntários em Alma e Coração Agrupamo-nos hoje, emTuna. Em Liberdade! Sabe-nos bem passar por aqui, por ali, E se alguma coisa deixarmos de Nós Que lembre, estimule, contente Todos ou alguns de Vós Com a nossa Mensagem quente Do toque ou da voz, ficamos felizes! Aguça-nos o engenho de criar, Mas importa amar e conservar O que de raiz popular, De bem se herdou. E ao darmo-nos hoje Em Música e Folia,Invade-nos o desejo ardente Da vossa Companhia! EIS A TUNA D’OS VOLUNTÁRIOS!!!

A Tuna foi aumentando os seus elementos, com mais intrumentistas, mais cantores, e os convites não se fizeram esperar para actuações de beneficência ou culturais por todo este País, somando sempre êxitos e levando no seu estandarte o nome de S.João da Madeira. Hoje, a Tuna tem a sua Sede na Rua das Águas, no 1º.andar dum edifício que foi a antiga fábrica Liner, propriedade da Câmara Municipal, que ocupa graciosamente e graças à gentileza desta. Compõe-se de um hall de entrada, Sala da Direcção e de Troféus, um vasto Salão de Ensaios, Bar, Biblioteca e Sanitários Ao longo destas duas décadas, a Tuna concretizou centenas de espectáculos por todo o País, privilegiando sobretudo a benemerência e a Cultura e dando especial ênfase à música portuguesa. Gravou 6 discos LP, Cassetes e um Compact Disc (CD) , com uma selecção de músicas bem elaboradas. Dentre os numerosos espectáculos, teve especial significado, aquele que a Tuna levou a efeito em Portimão, com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, General Ramalho Eanes, que colocou uma fita no seu Estandarte. Também em Oliveira de Azeméis, na Proleite, tivemos a presença do Snr.Governador Civil de Aveiro, Dr.Gilberto Madail. Em muitos concertos em S.J.da Madeira tivemos sempre a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Cambra, como de diversos vereadores. Merece também especial relevo a participação no 50º.Aniversário do Sport Comércio e Salgueiros, no Teatro Rivoli, no Porto. A Tuna actuou também na TVI no programa “Portugal, Português” e teve uma sensacional actuação no programa da RTP “Praça da Alegria” com a apresentação de Manuel Luís Goucha. A Tuna actuou também em numerosos espectáculos , conjuntamente com grupos famosos e artistas de nome, como José Cid, Badaró, Lenita Gentil, Paço Bandeira, etc, etc. A Tuna teve durante alguns anos uma Escola de Música, dirigida pelo Maestro Snr.João Barbosa, formando musicalmente muitos tunantes. Realizou, com um certo ineditismo o Concurso –“Bota ou Sapato”, para criação de instrumentos musicais, com a forma de bota ou sapato. Levou a efeito vários “Concursos da Canção” levando os vencedores para os seus discos LP. Realizou durante alguns anos consecutivos o “Baile de Carnaval” oferecido aos sócios e familiares. Promoveu Reuniões Culturais e Conferências e levou a efeito o 1º.Festival de Poesia de S.J.da Madeira com a participaçãode inúmeros poetas locais . MOMENTOS RELEVANTES: Actuação nos EUA, Newark, nas Comemorações do 10 de Junho (Dia de Portugal) no ano 2000.

V Encontro Luso-Brasileiro-Melhor Idade/Turismo Sénior no Centro de Congressos de Aveiro (16/Maio/2001).

“Espectáculo Raízes”, no 76º.Aniversário da Emancipação Concelhia de S.J.da Madeira—(11/Out/2004)

Actuação nas Comemorações de Brasão de Santiago de Tavira – (31/Jan/2004).

Actuação nas Comemorações do 76º.Aniversário da Liga dos Combatentes de Oliveira de Azeméis- (12/Fev/2005).

Participação no Projecto Bibliotecas Vivas-Velhas Palavras-Novas Leituras com a inclusão de várias interpretações na “Colectânea” editada (CD e DV) pela Universidade de Aveiro e realizada no EuroParque.(2005)

Concerto “Reencontros” nos Paços da Cultura em (26/Nov/2006) para apresentação da nova Orquestra e Coro, com o novo Maestro, Prof.Filipe de Oliveira.

“Concerto de Natal” - Paços da Cultura em (20/Dez/2006) DISCOGRAFIA: - 6 Discos LP c/cassetes, com ilustrações artísticas do conhecido pintor Mestre Alfredo da Silva.

Participação na “Colectânea – Velhas Palavras, Novas Leituras (CD + DVD) – Editado pelo Departamento de Música da Universidade de Aveiro

1 CD com uma compilação de êxitos + Cassetes. CITAÇÕES: - …. A Tuna é em nossa opinião, um verdadeiro microcosmos da realidade cultural e musical de S.J.da Madeira: -um espaço de encontro de pessoas e de músicas, um território cosmopolita no qual, por inerência, vigora uma enorme liberdade expressiva um clima emocional de profunda intensidade, pronto a albergar, no seu “voluntarismo”, quem chega e quem quer saber e participar. Ela é, tal como a cidade que a acolhe, simultaneamente” um lugar de todos e de ninguém”.

Susana Sardo e Jorge Castro Ribeiro

Etnomusicólogos In “Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga

Pesquisa e Compilação efectuada por: Eduardo Meirelles.

[ site oficial fcff ]  [ site oficial tuna ]