RITINHA LOBO

QUI 09 JUN 22H00
RITINHA LOBO (CABO VERDE)
Ritinha Lobo voz
Carlos Garcia teclas
Yami baixo e guitarras
Marito Marques bateria
Praça Francisco Barbosa | Entrada Livre
FESTIM – FESTIVAL INTERMUNICIPAL DE MÚSICAS DO MUNDO        
Integrado nas festas de Sto. António, da Cidade e do Município de Estarreja

Depois dos Deolinda terem pisado o palco montado na Praça Francisco Barbosa, em Estarreja, outro grande concerto se avizinha para estes 10 dias de Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. Directamente de Cabo Verde, Ritinha Lobo faz escala em Estarreja e vem libertar o seu perfume musical num concerto ao ar livre, repleto de ritmos que percorrem os países africanos (Palops) e a música popular brasileira.

A 3ª edição do Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo (FESTIM) traz a Estarreja este grande nome da música em plenos festejos da cidade e do município. Alegria e diversão fazem parte dos espectáculos de Ritinha Lobo, cuja musicalidade viaja pela história da música cantada em português, nos vários dialectos que a compõem. Entre o português, o crioulo e a música popular brasileira, o espectáculo a solo de Ritinha Lobo abraça a lusofonia africana numa celebração da vida.

Ritinha Lobo é natural da Ilha do Sal, em Cabo Verde e é herdeira de um sobrenome consagrado na música cabo-verdiana. Sempre ligada à música, Ritinha Lobo foi ampliando as suas influências. Viu no Batuque, no Funaná e nas Coladeras de Cabo Verde um bom ponto de partida, passando depois pelo Semba, o Chorinho angolano e pelo Zuke das Antilhas, aos quais ainda incorpora os ritmos do Brasil, de Guiná-Bissau e de Moçambique. 

Muito ligada às questões da lusofonia, Ritinha Lobo dá também voz ao projecto Múxima, numa homenagem ao mítico Duo Ouro Negro - grupo musical criado em 1956 por Raúl Indipwo e Milo MacMahon em Angola que se centrava no folclore angolano de várias etnias e línguas.