Festim 2012: Samples de Kimmo Pohjonen de regresso a Portugal


SEX 29 JUN 22H00
KIMMO POHJONEN
Kimmo Pohjonen voz e acordeão
FESTIM 2012 – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo
CTE | 6€ | 20% desconto com CARTÃO AMIGO
PASSE FESTIM CTE 12€
FOLK ALTERNATIVO | 75MIN. | M/6

O “Jimi Hendrix do acordeão” chama-se Kimmo Pohjonen. Finlandês, 47 anos, usa o velho acordeão de uma forma surpreendente e é o grande destaque da 4ª edição do FESTIM. Pohjonen está de regresso a Portugal com concerto marcado para dia 29 de junho no Cine-Teatro de Estarreja.

Desde que improvisou com um microfone dentro do acordeão, nunca mais parou de tocar. Nascido em agosto de 1964, na Finlândia, Kimmo Pohjonen é hoje um dos mais respeitados e requisitados músicos e performers nesse país. Um extravagante e super-acordeonista que explora o som do seu instrumento de eleição, dando-lhe proporções que vão para lá da música tradicional a que está associado. É a partir de meados dos anos 90 que Pohjonen percebe a direção que quer tomar e desde então são vários os álbuns editados, projetos lançados e digressões da Europa para o mundo.

A excentricidade de Kimmo Pohjonen é característica inerente a todos os projetos em que se envolve. Earth Machine Music (2006), onde o campo e da agricultura são levados para o palco, Iron Lung (2009), com Ville Walo a compor esculturas com foles de acordeões antigos e Accordion Wrestling (2010), numa alusão ao grande desporto finlandês onde acordeonistas entretinham a multidão durante o combate, são alguns dos projetos a que Pohjonen se associa além de outros mais orquestrais e de improviso como Kluster (2004), com o guru do sampling Samuli Kosminen, KTU (2004) e K Cube (2010).

A última vez que Kimmo Pohjonen visitou Portugal foi em 2009, com o projeto Kluster & Proton String Quartet, no Festival Med em Loulé. A próxima semana marca o seu regresso a Portugal para uma minidigressão a solo, no âmbito do 4º FESTIM. O Cine-Teatro de Estarreja dá-lhe as boas vindas no dia 29 de junho e prepara-se para um concerto onde o acordeão, a voz, o som surround e o jogo de luzes resultam num espetáculo único e fascinante.


Mais FESTIM em Estarreja

Depois dos Gaiteiros de Lisboa (8 de junho), Huun Huur Tu (16 de junho) e de Kimmo Pohjonen (29 de junho) é a vez dos Blowzabella (6 de julho) mostrarem a tradicional música de dança britânica e europeia através do inimitável som que sai das suas flautas, do hurdy-gurdy e de tantos outros instrumentos acústicos de inspiração celta. É com os Blowzabella que termina mais uma edição do FESTIM, Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, em Estarreja.
Resultado de sinergias intermunicipais, nomeadamente dos concelhos de Estarreja, Sever do Vouga, Ovar, Albergaria-a-Velha e Águeda, o FESTIM é cada vez mais uma referência cultural, facto explicado pela recente integração no European Forum of Worldwide Music Festivals.


Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__