As tradições portuguesas na dança de Clara Andermatt

Estreado em Viseu há cerca de um ano, “Fica no Singelo”, da coreógrafa Clara Andermatt, chega hoje à noite ao palco do Cine-Teatro de Estarreja. O espetáculo tem início às 21h30.

Em “Fica no Singelo”, Clara Andermatt coloca 9 bailarinos em cena que, entre jogos e contactos, revisitam costumes e tradições lusitanos, dentro de uma abordagem contemporânea. Estes costumes, hábitos e modos de viver tão identificados como genuinamente portugueses, fazem parte da cultura e alma lusas e vão estar espelhados em palco, com uma roupagem adaptada à modernidade. A desconstrução de tempos e contratempos, de gestos, danças e movimentos, rituais laborais, recorda o património socio-cultural e deixa passar para o espetador o sentimento de pertença deste passado esbatido.

Tudo isto aliado à música ao vivo de Luís Pedro Madeira, a um impressionante desenho de luz, de José Alvaro Correia, que também serve de metáfora para o repertório das danças populares. Os figurinos de José António Tenente dão roda às saias e azáfama às tarefas.

Dia 5 de dezembro, o Cine-Teatro de Estarreja recebe esta criação de Clara Andermatt que conta a história do povo português através da dança contemporânea.

SEX 05 DEZ 21H30
Fica no Singelo, de Clara Andermatt

Clara Andermatt direção e coreografia
Luís Pedro Madeira e Clara Andermatt direção musical
Luís Pedro Madeira composição
André Cabral, Bruno Alves, Francisca Pinto, Joana Lopes, Linora Dinga, Sergio Cobos, Catarina Moura, Luís Peixoto, Quiné Teles intérpretes criadores
José Álvaro Correia desenho de luz
José António Tenente figurinos
Jonas Runa paisagem sonora eletrónica
Sophie Coquelin consultadoria e pesquisa antropológica
Mercedes Prieto e Ana Silvestre reportório de danças tradicionais
Companhia Clara Andermatt produção
Musibéria apoio
Culturgest, Teatro Nacional S. João, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flor coprodução
[DANÇA] 6€ / 4€ (Cartão Amigo e Cartão Jovem Municipal)