[ENTREVISTA] O MacGyver dos espetáculos chama-se João Barbosa

Entrevista a João Barbosa

segunda, 20 de julho, 2015

Nascido e criado em Avanca, João Barbosa está no Cine-Teatro de Estarreja desde o primeiro segundo. Tanto no CTE como em casa é “pau para toda a obra”, conforme se autodefine. João Barbosa desempenha funções de eletricista, além de dar todo o apoio técnico necessário, e é com engenho, inteligência e pensamento positivo que vive a vida. O MacGyver dos espetáculos contou-nos um pouco da sua rotina de trabalho no CTE.

João Barbosa | 44 anos | Avanca

Quais são as principais funções que desempenhas no CTE?

Essencialmente dou apoio técnico, mas faço um pouco de tudo. Tanto eletricidade, como iluminação ou som. Ajudo na montagem, no que os atores e companhias pedem, no que for preciso. Por vezes também faço direção de cena. Basicamente, percorro todos os ramos, mas colaboro principalmente no apoio técnico e eletricidade.

Como eletricista, em que consiste o teu trabalho?

Solucionar avarias, coisas que não funcionam… urgências. Geralmente casos pontuais, ou seja, desde o projetor que deixou de funcionar à coluna que também deixou de funcionar e temos que arranjar ou o cabo que partiu, etc.

Que avarias podem acontecer?

Por exemplo, um dimmer deixar de funcionar porque queimou um transístor, um projetor que rebentou, o motor do elevador que deixou de funcionar porque estava em curto-circuito… Várias situações podem acontecer e se não as repararmos o espetáculo pode ficar comprometido.

E o CTE tem meios para solucionar todos esses problemas?

Desenrasca-se. Quando não temos inventamos. O que importa é que tudo fique a funcionar e que o espetáculo não seja afetado.

Estás sempre alerta! Costumas ser chamado muitas vezes de urgência?

Acontece. Há alturas em que estou em casa e chamam-me. Outras vezes, há um ou outro colega que não pode vir e venho eu de recurso.

Como surgiu a vinda para o Cine-Teatro de Estarreja?

Foi um concurso que abriu e eu concorri na altura. Estava a trabalhar na CIRES, soube que tinha aberto um concurso, concorri, fui selecionado e fiquei, até hoje.

Acumulas dois trabalhos: no CTE e na Nestlé. Isso obriga a muita ginástica?

Sim, principalmente ao fim de semana. Muitas vezes não tenho dias livres.

E a família? Como fazes essa gestão?

É aos bocadinhos. O tempo que tenho procuro que seja tempo de qualidade.

João Barbosa

João Barbosa